Experiência FICOO

A Experiência FICOO é cocriada pelas pessoas que oferecem conhecimentos e experiências disponíveis em diferentes formatos: Laboratório de Com-Vivências, Feira de Boas Práticas, Rodas de ConversAção, Mercado Colaborativo, Trupe da Cooperação e em mais algumas surpresas que fazem o FICOO, realmente, VenSer uma linda e potente DiverCidade!!!

FEIRA DE BOAS PRÁTICAS e RODAS DE CONVERSAÇÃO

A Feira de Boas Práticas é uma exposição de banners apresentando experiências que promovem a Cultura da Cooperação em diferentes cenários. Ela permanece aberta durante todos os dias do Festival.

As Rodas de ConversAção reunem autorias da Feira de Boas Práticas, acontecem simultaneamente, sendo metade delas no dia 13/10 e a outra metade no dia 14/10, sempre das 11h00 às 13h00.
A participação tem vagas limitadas que serão preenchidas conforme a ordem de chegada em até 10 minutos antes do horário previsto.

Beatriz Gama | ESPAÇO EDUCACIONAL CONTRAPONTO

Leandro Uchoas, David de Aquino e Irene Caminada| CÍRCULO DE REGENERAÇÃO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO

Marisa e Edson Passos | MOBILIZANDO AFETOS PELA UTILIZAÇÃO DE FILMES NA FACILITAÇÃO DE GRUPOS

Mariane Sievert | FOMENTO À REDE COLABORATIVA ATRAVÉS DA CASA ABERTA, UM COLETIVO DE IDEIAS

Solange Sato Simões e  Maria Consolacion Fernandez Villafañe Udry | GUARDIÕES DAS NASCENTES

Davi de Aquino Filho | LAB60 + CAFÉ ComVida

Márcio Tubarão | A Cultura de Paz nos Centros Educacionais de Santo André – CESA

Claudia Medeiros | MOBILIZANDO O SABER

Denise Cidade Cavalcanti | JOGO COOPERATIVO NA RODA DE TERAPIA COMUNITÁRIA

Maria Sallete Aquino e Roberto Olivella | A URI: INICIATIVA DAS RELIGIÕES UNIDAS E OS SEUS CÍRCULOS DE COOPERAÇÃO

Paulo Cesar Araujo | NEOTRIBALISMO: O que podemos aprender com os povos indígenas sobre cultura de colaboração?.

Claudia Miranda Martini | PROJETO MENINAS EM COOPERAÇÃO E IGUALDADE DE GÊNERO

Renata Moraes | JORNADAS PELO CLIMA

Walter Pinaya | Cooperação, Oralidade e Práticas Ancestrais dos Povos Tradicionais de Matriz Africana

LAB COM-VIVÊNCIAS

Vivências de 2 horas, focando experiências/metodologias/práticas que promovem a Cultura da Cooperação em diferentes cenários.
Acontecem simultaneamente, sendo metade delas no dia 13/10 e a outra metade no dia 14/10, sempre das 11h00 às 13h00.
A participação tem vagas limitadas que serão preenchidas conforme a ordem de chegada em até 10 minutos antes do horário previsto.

Caroline Silva | ENCONTROS TRANSPIRADORES E O DESAFIO DA REGENERAÇÃO

Fazer com-tato com uma metodologia de Diálogo Colaborativo que nos convida a TransPirar assuntos atuais dando espaço de fala e de escuta para quem se desejar. Formado por vários círculos em camadas concêntricas e a partir de uma introdução provocadora, o espaço de fala e escuta torna-se circular, inclusivo, colaborativo afetivo e regenerativo. Experimente e multiplique.

Danielle Dal Moro, Jess Gonzatti e Juliana Vieira | DESENHANDO SONHOS EM GRUPO

Essa vivência tem o objetivo de desenvolver atividades que gerem conexão com nossos sonhos mais profundos. Iniciamos com uma caminhada empática para conectar com os sonhos e refletir sobre nossas trajetórias de vida. Em seguida, reconhecemos as conexões entre os sonhos e partimos para compartilhar respostas para algumas perguntas inspiradoras que colaboram para a realizam dos sonhos pessoais e coletivos.

Marisa e Edson Passos | MOBILIZANDO AFETOS PELA UTILIZAÇÃO DE FILMES NA FACILITAÇÃO DE GRUPOS

Essa vivência mostra como a utilização de personagens de ficção no papel de mediadores facilita a comunicação e a democratização da aprendizagem para diferentes públicos, uma vez que são capazes de sensibilizar as pessoas de várias formas, seja pelo afeto, nostalgia, identificação ou empatia. Essa metodologia valoriza os sentimentos dos indivíduos para potencializar o conhecimento do grupo para estruturar ideias e vivências colocando em prática a formulação de um projeto.

Renata Codagan e Inês Di Mare | RODA DOS SONHOS: ANCESTRALIDADE, DECOLONIALIDADE E COOPERAÇÃO

Uma inspiração para o desenvolvimento comunitário em territórios que sofrem abandono de políticas públicas, especialmente, mulheres pretas e indígenas, mães ou responsáveis por crianças. Vamos aprender mais sobre os sonhos que estas pessoas têm em comum? O que gostariam de transformar no entorno de onde vivem? Como juntar esforços para que os projetos pessoais e familiares sejam realizados? Como criar condições para que possam avaliar melhor as escolhas no dia a dia? Ao longo da vivência será possível experimentar as soluções criadas pelo projeto Sonhar, planejar e alcançar comunidades.

Heloisa Biscaia | DIÁLOGO APRECIATIVO COMO FERRAMENTA PARA MELHORAR A AÇÃO COOPERATIVA

Vamos ampliar a compreensão, experimentar a comunicação apreciativa e aprimorar habilidades de aprecia-ação para construir realidades mais positivas e colaborativas. Praticaremos o olhar apreciativo como uma estratégia para focar no que queremos ver crescer, juntamente com o diálogo apreciativo como uma ferramenta para aprimorar a ação cooperativa. Por mais que pareça fácil praticar o olhar e o mindset apreciativos, ainda é difícil de encontrá-los na nossa sociedade. Vamos ampliar essas práticas? Quando nos transformamos em alguém mais apreciativo, as pessoas ao redor são tocadas e inspiradas por nossa atuação e jeito de ser.

Jane Fátima Fonteneles Fontana | AKAUANA: UM JOGO DE CONEXÃO COM AS ÁGUAS.

Akauana é uma jornada gamificada de aprendizagem colaborativa sobre o universo das águas, fruto da parceria entre a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Neste Lab, vivenciaremos uma “degustação” de algumas das 18 jogadas, que reúnem 48 missões, conduzidas por uma narrativa mítica, que desafia as equipes a recuperarem as partes da Cuia da Água dos Sonhos para então, regenerar nossa capacidade de conviver em sintonia com a natureza e cooperar para promover o bem comum.

Paulo Henrique Silva e Raquel Flores | TRE® (TÉCNICA DE REDUÇÃO DE ESTRESSE), COOPERAÇÃO E ALÍVIO DE ESTRESSE: UMA CONEXÃO PROFUNDA A SER EXPLORADA

Em um mundo acelerado e constantemente exigente, como podemos construir relacionamentos significativos e duradouros sem primeiro aliviar as tensões que nos afligem? É aí que a vivência da Técnica de Redução de Estresse (TRE®) entra em jogo como uma série inovadora de exercícios de alongamento que auxiliam o corpo na liberação de padrões musculares profundos de estresse e tensão. Aceite este convite para descobrir como o alívio de estresse pode ser o catalisador de conexões mais profundas e colaborativas.

Renata Moraes | O MURAL DO CLIMA

E se você tivesse 2 horas para compreender o mundo de amanhã? O Mural do Clima é uma dinâmica colaborativa e criativa que foi adaptada para sensibilizar e informar as pessoas sobre diversos conceitos relacionados às mudanças climáticas. Baseado na inteligência coletiva, ele é extremamente pedagógico e permite aprender muito, em muito pouco tempo. O Mural do Clima é uma ferramenta criada em 2015, por Cédric Ringenbach, ex-presidente do “The Shift Project”.

Roberta Schwartz | METODOLOGIAS COLABORATIVAS NA CONDUÇÃO DE GRUPOS NO MUNDO CORPORATIVO

Como as pessoas não querem mais entrar mudas e sairem caladas de palestras, reuniões, treinamentos e ao mesmo tempo, não querem ser expostas a “dinâmicas” que ridicularizem, tragam desconfortos, ou se sintam obrigadas a participar, nesta vivência compartilharemos os fundamentos das Metodologias Colaborativas que contribuem para o aperfeiçoamento das relações intra e interpessoais no mundo corporativo.

Cláudio R. Zoratto D. Casaccia | INCLUSÃO: UMA BRINCADEIRA ou COISA SÉRIA?

Vivenciar o jogo “Inclusão” que permite perceber de forma lúdica e cooperativa a importância e a beleza da diversidade na Inclusão Social. A partir de um tabuleiro em forma de mandala, praticamos uma dinâmica que conduz a formação de uma sociedade simbólica mais diversa, inclusiva, colaborativa e divertida.

Denise Cidade Cavalcanti | JOGO COOPERATIVO NA RODA DE TERAPIA COMUNITÁRIA

O objetivo aqui é vivenciar os Jogos Cooperativos ao longo das etapas da roda de Terapia Comunitária Integrativa. Como cada participante chega ensimesmado com seus sentimentos e pensamentos, experimentaremos alguns Jogos Cooperativos para proporcionar maior descontração, leveza, abertura e confiança entre as pessoas e no grupo.

Elaine Queiroz Ribeiro | VIVÊNCIA DE DANÇATERAPIA: MÉTODO MARIA FUX

O objetivo desta vivência é abrir espaços para o Eu e para o Outro, através de movimentos criativos, pois dançar é mais que movimentar o corpo, é transformar a alma e a maneira de ver o mundo. A Dançaterapia é um processo profundo de autoconhecimento, que estimula a espontaneidade do corpo, motivando a comunicação e a integração consigo e com o grupo.

Inês Di Mare e Renata Codagan | RODA DOS SONHOS: ANCESTRALIDADE, DECOLONIALIDADE E COOPERAÇÃO

Uma inspiração para o desenvolvimento comunitário em territórios que sofrem abandono de políticas públicas, especialmente, mulheres pretas e indígenas, mães ou responsáveis por crianças. Vamos aprender mais sobre os sonhos que estas pessoas têm em comum? O que gostariam de transformar no entorno de onde vivem? Como juntar esforços para que os projetos pessoais e familiares sejam realizados? Como criar condições para que possam avaliar melhor as escolhas no dia a dia? Ao longo da vivência será possível experimentar as soluções criadas pelo projeto Sonhar, planejar e alcançar comunidades.

Maria Clara de Castro Borges e Vitor Hugo Lima | COOPERARTE: COOPERANDO ATRAVÉS DAS LINGUAGENS DA ARTE

Esta proposta integra as diversas linguagens da arte (Artes Visuais, Dança, Literatura, Música e Teatro) com as 7 Práticas da Pedagogia da Cooperação. Neste Lab teremos duas experiências em Artes Visuais e Literatura. Uma, para o Com-Tato entre as pessoas e a outra como uma produção coletiva para fortalecer as Alianças e Parcerias no grupo. Vamos colocar nossa imaginação para trabalhar porque, afinal, “criatividade é a inteligência se divertindo” e se não for DiverTido, não é sustentável.

Paulo Vinícius Chaves de Souza | CONSTRUÇÃO DE EQUIPES COLABORATIVAS

Por meio de experiências lúdicas, de conexão e cooperativas, abordaremos as Competências da Arquitetura da Convivência, (Pedagogia da Cooperação) passando de forma ágil e experiencial por cada uma delas, competências do conversar, conviver e construir, contemplando o desenvolvimento de um olhar sensível para a construção de relações de confiança, convivência e performance quanto equipe e comum-unidade.

Maria Salete Aquino e Roberto Olivella | A URI: INICIATIVA DAS RELIGIÕES UNIDAS E OS SEUS CÍRCULOS DE COOPERAÇÃO

A URI é considerada a maior rede inter-religiosa de base no mundo, com assento oficial na ECOSOC da ONU, está presente em 112 países, tendo cerca de 1.200 Círculos de Cooperação (CCs), que são os grupos que compõem essa rede.

Os Círculos de Cooperação têm muita autonomia para decidir o que e como fazer ações em prol da melhoria do Planeta e de seus seres, seja na forma mais local, como mais abrangente. A URI, através de seus CCs, está conhecendo o sistema cooperativista, uma tecnologia social já consagrada no mundo (1,3 bilhões de associados/cooperativados no Planeta) e que também possui assento na ONU.

Lairton Bueno Martins | HARMONIA INTERNA E CONEXÃO COMPASSIVA: CULTIVANDO O AUTOCUIDADO EM GRUPO

Iremos trabalhar com a prática do autocuidado enriquecido pelo cuidado mútuo, com ênfase na importância do respeito e da autocompaixão como pilares fundamentais desse encontro. Nos dedicaremos a cultivar o bem-estar tanto individualmente quanto em conjunto. Compreendemos que, para alcançar um estado de calma mental e relaxamento corporal, é essencial não apenas adotar práticas específicas, mas também estabelecer uma base sólida de respeito interno e externo.

Izadora de Melo Barros | COMUNIDADES INTENCIONAIS SÃO O PRESENTE

Participamos, ao longo da nossa vida, por várias comunidades em potencial, ou seja, grupos de pessoas reunidas por algum motivo em comum, como escola, trabalho, mas quantas dessas comunidades foram pensadas intencionalmente para serem ambientes acolhedores e colaborativos? Neste Lab iremos nos conectar e colaborar na construção de mais comunidades intencionais, como espaços seguros de conexão, colaboração e pertencimento, utilizando ferramentas práticas e vivenciando uma comunidade intencional por circunstância ao mesmo tempo.

Leonardo Dutra Guedes | DIÁLOGO COM-VIVÊNCIA: UM JOGO COOPERATIVO

Este Jogo Cooperativo é um instrumento de reflexão sobre como estamos nos comunicando no nosso dia a dia. É também um instrumento que convida cada participante à ação de transformar e melhorar seus diálogos de forma lúdica, usando a criatividade e possibilitando novas formas de comunicação com o objetivo de tornar os diálogos mais harmoniosos, autênticos, com uma escuta mais atenta e empática.

TRUPE DA COOPERAÇÃO

Proporcionar momentos de expressões artísticas, talentos, criatividade individual e coletiva… de um jeito lúdico, colaborativo, regenerativo e DIVERtido.

Prepare-se!!!
Logo menos, você receberá um convite super DIVER pra trazer a sua melhor versão e fazer parte desta Trupe da Cooperação, tá?

ASTROGILDA

A GATA

Clique aqui para fazer a sua inscrição no Festival

Realização

Parceria

Marcas presentes na Experiência FICOO

Sigamos em Com-Tato

Agora que você está com a gente e a gente com você, mantenha com-tato para acompanhar as atualizações aqui e nas redes sociais do FICOO.